segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Botafogo vence Coritiba no Engenhão e aumenta a sua vantagem para o Z-4


O Botafogo deu um importante passo para seguir na Série A do Campeonato Brasileiro. Na noite deste domingo, no encerramento da 34ª rodada da competição, o Alvinegro derrotou o Coritiba por 2 a 0, no Engenhão, e encostou no próprio Coxa, que também soma 41 pontos - mas leva vantagem no número de vitórias (11 contra nove). Além disso, abriu cinco de vantagem para a zona de rebaixamento, cujo primeiro time é o Fluminense.

Com o resultado, o Botafogo se manteve na 16ª colocação, mas chegou a três vitórias consecutivas no Brasileirão, deixando para trás o trauma da eliminação na Copa Sul-Americana, diante do Cerro Porteño, no meio da semana. A equipe volta a campo no próximo domingo, às 16h, quando enfrenta o Barueri fora de casa, na Arena.

Já o Coritiba de Ney Franco, que comandava o Glorioso antes de sair para a chegada de Estevam Soares, segue no 15º lugar, mas agora se encontra um pouco mais ameaçado pelo fantasma da Série B. Sábado que vem, às 18h30m, no Couto Pereira, o Alviverde recebe o Atlético-MG, quarto colocado e na briga pelo título (menos) e por uma vaga na Taça Libertadores (mais).

Botafogo pressiona e abre o placar com Renato

O Glorioso começou melhor a partida e teve três boas chances de marcar logo no início da partida. Jobson assustou Vanderlei em duas oportunidade. Logo a um minuto, recebeu dentro da área e furou. No lance seguinte, aos cinco, o atacante foi acionado pelo lado direito e chutou para ótima defesa de Vanderlei. No minuto seguinte, Reinaldo acertou uma bomba da intermediária, e o camisa 1 do Coxa fez outra ótima defesa.

O time alvinegro seguiu melhor e desperdiçando oportunidades de abrir o placar. Aos nove, Jobson tocou para Alessandro na entrada da área. O lateral-direito chutou, e o goleiro adversário voltou a aparecer bem. Seis minutos depois, Renato tabelou com Leandro Guerreiro e chegou à linha de fundo. O cruzamento foi na cabeça de Reinaldo, que errou a finalização.

O Coxa finalizou ao gol do Botafogo pela primeira vez aos 18 minutos. Ariel aproveitou lateral cobrado por Luciano Amaral para dentro da área, dominou no peito, girou sobre um zagueiro e chutou fraco, facilitando a defesa de Jefferson. A partir daí, a partida caiu de ritmo. Os cariocas tentavam chegar no toque de bola e nas cobranças de falta na entrada da área, mas nenhuma levou perigo. Os paranaenses, por sua vez, jogavam nos contra-ataques.

O Botafogo voltou a atacar com vontade aos 37, e foi assim que chegou ao primeiro gol. Diego deu ótimo lançamento para Renato, já dentro da área. O atacante chutou com força, e a bola passou por baixo de Vanderlei: 1 a 0. Dois minutos depois, Jobson fez linda jogada: passou por um adversário dentro da área e chutou para mais uma defesa milagrosa do camisa 1.

Impedido, Lucio Flavio marca um golaço e garante a vitória

Na volta para o segubndo tempo, o técnico Ney Franco decidiu colocar o Coritba no ataque. O treinador sacou o volante Jaílton e apostou na entrada do atacante Marcos Aurélio. Em seu primeiro lance, aos cinco minutos, o jogador passou pela zaga no lado direito da área e soltou a bomba. Jefferson salvou o Botafogo com ótima defesa. Aos 12, o lateral Diego passou por dois zagueiros do Coxa e chutou para nova intevenção de Vanderlei.

No minuto seguinte, o Coxa teve uma chance de ouro para empatar. Renatinho tabelou com Luciano Amaral e recebeu na entrada da área. O meia arriscou, e a bola passou com perigo, à esquerda do gol alvinegro. Aos 16, Pedro Ken recebeu pelo lado direito e soltou a bomba, rente ao travessão.

Os paranaenses seguiam melhores na partida. Aos 21, Ariel fez uma linda jogada na entrada da área e foi derrubado. Falta perigosa cobrada por Marcelinho Paraíba e que terminou com bela defesa de Jefferson. Mas um minuto depois foram os anfitriões que balançaram novamente as redes. Em contra-ataque bem tramado, Jônatas tocou para Reinaldo na intermediária. O atacante rolou para Lucio Flavio, em posição de impedimento. Já dentro da área, o Maestro driblou dois adversários e soltou a bomba no ângulo esquerdo: 2 a 0.

O Botafogo poderia ter marcado o terceiro gol em cobrança de falta de Juninho. Aos 40, o zagueiro-artilheiro soltou a bomba, e, para não perder o costume, Vanderlei salvou, mesmo que no susto. No fim, Marcos Aurélio foi derrubado dentro da área por Wellington, mas o árbitro Wilton Pereira Sampaio errou ao assinalar falta em vez da penalidade máxima. Para a torcida alvinegra, pouco importava. Após o apito final, festa no Engenhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultimas do Blog.