sábado, 10 de outubro de 2009

Flamengo vira, bate São Paulo no Maracanã e se aproxima do G-4


Depois de chegar desacreditado e praticamente “aposentado”, Petkovic ressurgiu e neste sábado mostrou outra vez quão importante é para o Flamengo na vitória, de virada, por 2 a 1 sobre o São Paulo, no Maracanã. O camisa 43 fez um gol, de pênalti, e serviu Zé Roberto.

O resultado eleva para oito a série de partidas sem derrotas do Rubro-Negro e deixa a equipe com 45 pontos na tabela do Basileirão, ainda em sexto e momentaneamente a apenas dois do G-4. O triunfo fez justiça ao volume de jogo dos mandantes durante toda a partida.

Por sua vez, o São Paulo fica estacionado nos 49 pontos e pode ver a distância para o Palmeiras, que enfrenta o Náutico, chegar até os oito pontos.

O clima londrino de chuva quase ininterrupta desde quinta-feira no Rio de Janeiro estragou o planejamento de novo recorde de público, que pertence ao Fla-Flu do último domingo (78.409 pagantes). Mesmo assim, o Maracanã recebeu 57.210 pagantes (60.280 presentes).

Na próxima rodada, o Flamengo visita o líder Palmeiras, domingo. Um dia antes, o São Paulo recebe o Atlético-MG, no Morumbi.

A escalação ousada de Andrade com Juan no meio-campo e Everton na lateral tornou o lado esquerdo do Flamengo ainda mais perigoso do que o usual. Mas o São Paulo contragolpeou da mesma forma. Dagoberto, Júnior César e Richarlyson revezaram-se nas tabelas pela ponta esquerda.

A primeira chance clara foi dos mandantes. Aos dez minutos, Everton Silva cruzou da direita e Denis Marques, na entrada da pequena área, mas meio sem jeito, cabeceou por cima. O camisa 9 rubro-negro teve outra boa oportunidade aos 17. Ele dominou na intermediária, avançou e bateu com perigo, à direita da baliza. Na continuidade, o Rubro-Negro demonstrou força em dois lances. Após passe de Everton, Álvaro tentou o chapéu, mas Rogério Ceni fez a defesa. Logo depois, Pet cruzou para a área, e Juan, de primeira, mandou para fora.

Mas os visitantes não perdoaram na primeira chance que tiveram. Dagoberto fez um excepcional lançamento, Ronaldo Angelim e Everton ficaram parados, e Hernanes aproveitou para driblar Bruno e rolar para o gol vazio, aos 26 minutos.

Aos 28, Zé Roberto cruzou da direita, Rogério Ceni espalmou para o meio da área e Juan, de direita, finalizou rasteiro. A bola entraria, mas Renato Silva salvou quase sobre a linha.

A pressão do Flamengo permaneceu intensa. Aos 38, Everton Silva chutou forte da entrada da área, e o goleiro são-paulino espalmou para fora. Os insistentes erros de Denis Marques irritaram a torcida e antes mesmo do intervalo o atacante foi vaiado. A última chance da primeira etapa foi rubro-negra. Petkovic, aos 45 minutos, bateu falta lateral, Angelim apareceu sozinho, cabeceou e Rogério salvou.

Nos números da primeira etapa a superioridade do Flamengo ficou evidenciada: nove finalizações contra duas do adversário. Porém, quem deixou o campo comemorando foi o São Paulo.


Pet comanda a virada. Tricolores reclamam da arbitragem

Em menos de dez minutos, Denis Marques irritou de tal modo a torcida que Andrade o substituiu por Bruno Mezenga. Dominando a partida, o Flamengo não conseguiu transformar a superioridade em gols. Por sua vez, satisfeito com o resultado, o São Paulo começou a retardar a partida desde os 15 minutos. Mas aos 16 surgiu o castigo. Mezenga disputou no alto, e Toró foi derrubado por Jorge Wagner dentro da área.

A torcida pediu Pet, e o camisa 43 desperdiçou a primeira cobrança. Mas o auxiliar mandou voltar, alegando que Rogério Ceni se adiantou - o goleiro permaneceu com um dos pés sobre a linha. A reclamação tricolor foi intensa. Na segunda tentativa, o sérvio bateu à la Zidane na final da Copa do Mundo de 2006 e empatou, aos 21.

Um minuto depois quase o São Paulo cala o Maracanã novamente. Rodrigo encontrou Hugo dentro da área, mas o chute do apoiador saiu à esquerda da trave.

Aos poucos o Flamengo reorganizou o meio-campo e partiu para a pressão final. Pet chutou de fora da área, aos 34, e Rogério Ceni defendeu. O gol da virada viria no lance seguinte. Bruno Mezenga roubou a bola na intermediária e passou para Pet. Zé Roberto recebeu na ponta esquerda e bateu cruzado rasteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultimas do Blog.