quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Rússia de Guus Hiddink decepciona e vê Eslovênia garantir vaga no Mundial


Ao final da temporada europeia, em junho, o técnico holandês Guus Hiddink deixou o comando do Chelsea para dar exclusividade à seleção russa. Deve estar arrependido. Após perder por 2 a 1 no jogo de ida, a Eslovênia fez o único gol que precisava no Estádio Ljudski, em Maribor, e garantiu a vaga na Copa do Mundo de 2010. O atacante Zlato Dedic se tornou o herói da classificação ao marcar no fim da primeira etapa.

A Eslovênia foi a segunda colocada no Grupo 3, com 20 pontos, ficando atrás da Eslováquia, com 22. A presença na África do Sul será a segunda em mundiais da Eslovênia. Em 2002, após eliminar a Romênia, a seleção do leste europeu caiu no Grupo B. Não pontuou contra Espanha, Paraguai e os próprios Bafana Bafana e terminou na lanterna.

Com boas campanhas recentes no Mundial, o técnico Guus Hiddink terá de se contentar em assistir ao torneio de casa. Ele levou a Coreia do Sul às semifinais, em 2002, e classificou a Austrália pela primeira vez para uma oitavas de final, em 2006.

Apesar de se tratar de uma decisão, o primeiro tempo foi marcado mais pelo respeito entre os adversários. Pelo menos até os 44 minutos, quando a Eslovênia encontrou um espaço para abrir o placar. Zlato Dedic aproveitou cruzamento de Valter Briza, e venceu a marcação esticando o pé direito.

A Rússia voltou para a etapa final disposta a ir ao ataque, com Kerzhakov e Semak nos lugares de Pavlyuchenko e Yanbaev. O primeiro, no entanto, foi expulso após 21 minutos em campo. Necessitando de um gol, a seleção de Guus Hiddink se lançou ao ataque e sofreu perigosamente com os contra-ataques da Eslovênia. No fim, brilhou a estrela do goleiro Handanovic, que garantiu a heróica classificação após muita polêmica.

Até o momento, 30 países já estão com passaportes carimbados para a África do Sul: Brasil, Argentina, Paraguai, Chile, México, Estados Unidos, Honduras, Holanda, Espanha, Inglaterra, Grécia, Alemanha, Dinamarca, Sérvia, Itália, Eslováquia, Suíça, Eslovênia, Portugal, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Japão, Austrália, Gana, Costa do Marfim, Nigéria, Camarões, Argélia, Nova Zelândia e a anfitriã África do Sul.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultimas do Blog.