domingo, 15 de novembro de 2009

Ramalhão cai e fica perto do rebaixamento .


Uma dupla que andava adormecida resolveu despertar neste domingo. Depois de oito jogos sem vencer no Brasileirão, o Goiás finalmente voltou a somar três pontos. Isso porque Iarley e Fernandão, que fizeram muito sucesso no Internacional, relembraram a boa fase e comandaram a vitória por 3 a 1 sobre o Santo André, no Serra Dourada, pela 35ª rodada. O resultado faz o Esmeraldino saltar três posições na tabela. Com 50 pontos, o time de Hélio dos Anjos é o oitavo e encaminha a vaga para a Copa Sul-Americana do próximo ano.

O Ramalhão continua angustiado. Em 18º na classificação, está quase com os dois pés na Segundona. São 35 pontos, seis a menos que a primeira equipe fora do Z-4 (o Botafogo).

No próximo domingo, os dois times voltam a jogar. O Ramalhão recebe o Avaí, em Santo André, às 17h. O Goiás visita o Flamengo, às 19h30m, no Maracanã.


Ramalhão se sente em casa



O que esperar de um time que não vence há oito partidas? O Goiás não deu a resposta. No primeiro tempo, o time de Hélio dos Anjos assistiu ao jogo do Santo André. Apático e desinteressado por ser mero figurante na competição, não conseguiu ameaçar o gol adversário. Bom para o Ramalhão, que ainda sonha com a permanência na Série A.

Sem dificuldades, a equipe de Sérgio Soares dominou as ações. Marcelinho Carioca, que sabe aproveitar tudo que a experiência oferece de melhor, comandou o time com passes precisos. Como se não bastasse, também apareceu para finalizar, aos 11 minutos. O Pé de Anjo recebeu cruzamento na entrada da área e foi maroto. Ameaçou chutar de primeira, enganou a marcação e bateu de pé esquerdo para abrir o placar: 1 a 0.

Não fosse a má pontaria de Nunes, a vantagem ficaria maior, dez minutos mais tarde. Sabe gol perdido? Perdido mesmo? Ele aproveitou um chute cruzado para a área e, sem qualquer marcação, conseguiu chutar para fora.

A melhor oportunidade do Esmeraldino apareceu aos 28 minutos. Júlio César cobrou falta para o centro da área, o zagueiro Rafael Tolói subiu para dividir com Neneca, e a bola entrou. O árbitro assinalou falta sobre o goleiro.

Os visitantes tiveram uma ótima chance de ampliar, aos 47. No contra-ataque rápido, eram três atacantes contra um zagueiro. Camilo recebeu passe preciso de Wanderley sozinho na área, teve tempo de dominar, arrumar o corpo para sair bem na foto, mas isolou. Conseguiu fazer pior que Nunes.

O placar de 1 a 0 ficou barato para o Goiás, mas a torcida não poupou ninguém. Uma sonora (e justa!) vaia encerrou o primeiro tempo.

- O que vamos fazer? Não estamos jogando nada - reconheceu o atacante Felipe, do Goiás.


Iarley muda a cara do Esmeraldino e do jogo


O técnico Hélio dos Anjos mandou o time para o segundo tempo com duas alterações. Douglas no lugar de Júlio César, e Iarley na vaga de Romerito. A segunda funcionou quase de forma imediata. Aos 40 segundos, Iarley recebeu cruzamento de Felipe na área, arriscou uma bicicleta, mas não conseguiu vencer Neneca. A bola baixa demais atrapalhou a finalização.

Iarley também aprontou fora da área e trouxe o time junto com ele. Léo Lima, Felipe e Fernandão, que completou 250 jogos pelo clube, cresceram de produção. O último cresceu e subiu. Aos dois, o atacante recebeu cruzamento na área, foi no segundo andar e empatou de cabeça: 1 a 1.

Léo Lima também teve chances de marcar. Em duas assistências de Iarley, o meia parou em boas defesas. O caminho era mesmo pelo alto. Relembrando os bons tempos de Internacional, Iarley e Fernandão voltaram a reeditar a dupla que fez tanto sucesso. Aos 19, o primeiro cobrou escanteio, e o segundo aproveitou novamente de cabeça: 2 a 1. Terceiro gol de Fernandão desde que retornou ao clube. Desestabilizado em campo, o Ramalhão viu o cenário ficar ainda pior. Renato Dias, que entrara na vaga de Nunes, foi expulso após cometer falta dura em Vitor, aos 22.
E quem fez tanto pelo time merecia comemorar o próprio gol. E foi quase um presente. Depois do chute forte de Douglas pela esqueda, Neneca espalmou, e a bola sobrou limpa para Iarley na área. Chute rasteiro, e o terceiro na rede, aos 27.

A melhor chance do time do ABC Paulista no segundo tempo surgiu aos 36 minutos. Wanderley ficou na frente de Harlei, bateu forte, mas o goleiro fez um milagre. O som das vaias do primeiro tempo deu lugar ao barulho dos fogos de artifício com o apito final.



Ficha técnica:


GOIÁS 3 x 1 SANTO ANDRÉ
Harlei; Vitor, Rafael Tolói, Ernando e Júlio César (Douglas); Fernando, Rithelly, Léo Lima (Ricardo) e Romerito (Iarley); Fernandão e Felipe. Neneca; Rômulo, Cesinha, Vinícius Orlando e Elvis (Arthur); Ricardo Conceição, Ricardo Goulart, Marcelinho Carioca e Camilo (Rodriguinho); Wanderley e Nunes (Renato Dias).
Técnico: Hélio dos Anjos. Técnico: Sérgio Soares.
Gols: Marcelinho Carioca, aos 11 do primeiro tempo. Fernandão, aos três e aos 19, e Iarley, aos 27 do segundo tempo.
Cartões amarelos: Júlio César, Romerito e Fernando (Goiás). Nunes e Marcelinho Carioca (Santo André). Cartão vermelho: Renato Dias (Santo André).
Estádio: Serra Dourada, Goiânia. Data: 15/11/2009. Árbitro: Pericles Bassols Cortez. Auxiliares: Dibert Pedrosa Moises (RJ) e Marco Aurélio Pessanha (RJ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultimas do Blog.