domingo, 29 de novembro de 2009

Heroico, Barça derrota o Real Madrid em clássico e assume a liderança


Num clássico cheio de tensão, com direito a duas expulsões e jogadas de perigo de parte a parte, o Barcelona derrotou neste domingo o Real Madrid, no Camp Nou, e assumiu a liderança do Campeonato Espanhol. Ibrahimovic, que acaba de voltar de lesão, entrou no segundo tempo e fez o gol da vitória por 1 a 0 dos catalães.

Com o resultado, o Barcelona pulou para 30 pontos na tabela de classificação, dois a mais que o Real Madrid, que agora aparece em segundo lugar.



O triunfo ganhou contornos de dramaticidade para o Barça porque o volante Busquets acabou expulso aos 17 do segundo tempo. Àquela altura, o time já vencia por 1 a 0 e teve de suportar grande pressão do Real Madrid. O número de jogadores só voltou a ficar igual aos 44, quando Lassana Diarra fez falta violenta em Xavi e também foi expulso.



Ibrahimovic não foi o único recém-recuperado de lesão em ação. Messi e Cristiano Ronaldo foram titulares em seus times. O argentino atuou o tempo todo, enquanto o português jogou até a metade da etapa final.



No lado do Real, Higuaín foi o homem de referência, municiado por Kaká, Cristiano Ronaldo e Marcelo, que atuou no setor de criação do meio. O Barça teve de início o trio ofensivo formado por Messi, Henry e Iniesta.



Apesar de ter mais a bola nos pés durante o primeiro tempo, o Barcelona viu o Real Madrid ter as melhores chances. Kaká, inspirado, fez linda jogada individual e deixou Cristiano Ronaldo cara a cara com Valdés. O português bateu e obrigou o goleiro a fazer grande defesa com os pés.

Em nova oportunidade, Kaká serviu Marcelo, desta vez no lado esquerdo da área, mas o camisa 12 foi travado por Puyol na hora do chute.



No início do segundo tempo, o técnico Pep Guardiola resolveu lançar Ibrahimovic na vaga de Henry. A mexida deu certo e o Barça abriu o placar aos 11 minutos. Daniel Alves, uma das melhores opções ofensivas dos catalães, avançou pela direita e levantou com açúcar, no segundo pau, para Ibra. O sueco pegou de primeira e fuzilou Casillas, que nada pôde fazer.



O Barça sofreu duro golpe aos 17, quando Busquets pôs a mão na bola, levou o segundo amarelo e foi expulso. O técnico do Real, Manuel Pellegrini, resolveu soltar o time. Primeiro pôs Benzema na vaga de Cristiano Ronaldo, depois tirou o lateral Arbeloa, recuou Marcelo e lançou Raúl.



Na base do abafa, o Real pressionou em busca do empate. O time tentou, mas esbarrou na própria má pontaria e na boa atuação da defesa do Barça. No fim, Messi ainda teve uma chance clara de ampliar para os donos da casa, mas Casillas fez um milagre.



Quando Lassana Diarra foi expulso, aos 44, por falta violenta em Xavi, o caixão do Real Madrid foi fechado. A vitória do Barcelona foi muito comemorada por jogadores e torcedores no Camp Nou.



Confira a rodada completa:

Sábado

Sporting Gijón 1 x 0 Villarreal
Valencia 1 x 1 Mallorca
Sevilla 2 x 2 Málaga

Domingo

Almería 1 x 4 Athletic Bilbao
Getafe 5 x 1 Xerez
Racing Santander 0 x 1 Deportivo La Coruña
Valladolid 3 x 3 Tenerife
Zaragoza 0 x 1 Osasuna
Barcelona
1 x 0 Real Madrid
Atletico Madrid 4 - 0 Espanyol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultimas do Blog.