A Federação Alemã de Futebol (DFB) anunciou nesta quarta-feira o cancelamento do amistoso que a seleção do país faria contra o Chile, no próximo sábado.
O motivo alegado pelos dirigentes da entidade, em entrevista coletiva, é a morte do goleiro Robert Enke, do Hannover 96, que cometeu suicídio nesta terça-feira.
- Manifestamos à federação chilena nosso desejo de não disputar o amistoso. A resposta que eles nos deram merece nosso respeito, disseram que teriam feito o mesmo se algo parecido tivesse acontecido no Chile - disse o presidente da DFB, Theo Zwanziger.
O dirigente explicou que durante a manhã conversou com os jogadores da seleção e que todos chegaram à conclusão de que seria preciso um tempo para o luto pela morte de Enke.
- Nossa conversa desmente o estereótipo de que os jogadores só defendem seus próprios interesses - elogiou Zwanziger.
Por sua vez, o diretor-geral da seleção alemã, Oliver Bierhoff, bastante emocionado, disse que todos os jogadores estão sofrendo por causa da morte do companheiro de seleção, principalmente os que o conheciam há mais tempo.
- Michael Ballack conhecia Robert desde que tinha 13 anos, e Per Mertesacker tornou-se um amigo muito próximo dele quando jogaram juntos no Hannover - disse, acrescentando que ninguém na seleção alemã acredita que Enke sofria de depressões clínicas.
Já Zwanziger afirmou que a federação deve fazer todo o possível para evitar que casos semelhantes voltem a acontecer.
- Desde ontem à noite nos perguntamos: por quê? Não posso responder isso, mas sei que, em memória de Robert Enke, devemos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para que um jogador não chegue ao ponto de tomar uma decisão desse tipo - explicou.
Os jogadores deixaram a concentração onde estavam para se preparar para o amistoso e alguns deles irão amanhã ao funeral de Enke, que será realizado em Hannover.
Nenhum comentário:
Postar um comentário